SOCIOLOGIA RURAL NA AMAZÔNIA: RELAÇÃO ENTRE GÊNERO E ESCOLARIDADE DE AGRICULTORES FAMILIARES NO LAGO JANAUACÁ, CAREIRO CASTANHO – AM

Autores

  • Rafael de Lima Erazo
  • Lindomar de Jesus de Sousa Silva
  • Sarah Caroline Ferreira das Chagas Costa

DOI:

https://doi.org/10.36882/2525-4812.2020v6i15p114-121

Resumo

A dinâmica da população rural é um objeto de discussão precedente aos anos noventa. Elementos como o envelhecimento da população, gênero, escolaridade e a migração, entre muitos outros, têm se tornado subsídios importantes a serem considerados na formulação de políticas públicas e implementação de ações para o fortalecimento da agricultura familiar no Brasil. O presente estudo realizado na região do lago Janauacá, município de Careiro - AM, utilizou a pesquisa exploratória com a finalidade de alcançar uma maior interação com o problema, com vistas a torná-lo mais explícito ou constituir hipóteses, além de contribuir para aprimorar ideias. Buscamos com esta pesquisa construir e caracterizar uma relação entre o gênero e a escolaridade dos agricultores familiares da região do lago Janauacá, Careiro (AM).
A coleta dos dados foi obtida através de um roteiro com entrevistas semiestruturadas aplicadas aos agricultores no segundo semestre de 2014. O roteiro continha questões abertas e fechadas. A amostra obtida foi de 71 entrevistados. Os dados da comunidade do lago Janauacá evidencia um processo de modificação do campo amazonense, com a redução da presença feminina e a masculinização rural. Tais aspectos evidencia que há um desiquilíbrio no meio, que tem forte impactos na produção e no desenvolvimento agrícola. A ausência de uma política de desenvolvimento que incentiva a permanência da juventude, tantos homens e mulheres no campo pode comprometer ainda mais a já débil produção agrícola do estado do Amazonas.

Downloads

Publicado

2021-01-26

Edição

Seção

Artigos