Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Revista Terceira Margem Amazônia busca ser um instrumento capaz de promover o encontro entre pesquisadores, professores, militantes sociais, autores, estudantes e leitores, em seu trajeto científico e de formação acadêmica. A revista oferece acesso livre e imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento. O periódico procura fomentar a pesquisa e a cultura da produção científica nos diversos ambientes institucionais: universidade, faculdade, entidades sociais, além de motivar o intercâmbio entre os mais diversos produtores de conhecimento na Amazônia, no Brasil e exterior.

A Revista Terceira Margem Amazônia é uma publicação viabilizada através de uma rede composta por pesquisadores da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária da Amazônia Ocidental e de outras unidades, organizados no grupo de pesquisa Agricultura Familiar, Inovação, Sustentabilidade e Ruralidade (GEPAFISR); pesquisadores, professores e alunos da Universidade Federal do Pará, do Núcleo de Ciências Agrárias e Desenvolvimento Rural (NCADR - UFPA), do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFPA e do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas – ICSAG - UFPA; da Universidade Federal do Amazonas, através do Núcleo de Socioeconomia (NUSEC); alunos do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (NAEA/UFPA); professores, pesquisadores e alunos da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), através do grupo de pesquisa Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Cultura Amazônica (NEICAM); professores da Universidade Estadual do Pará (UEPA), através do grupo de pesquisa Movimentos Sociais, Educação e Cidadania na Amazônia (GMSECA - UEA); pesquisadores do Instituto 3R Amazônia e alunos de pós-graduação da Rede de Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal, além de colaboradores de diversas instituições de ensino, pesquisa e extensão brasileiras e de outros países.

 

Políticas de Seção

Editorial

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Artigos

A parte CORPUS inicia com os Artigos. Científicos: textos analíticos, resultantes de estudos e pesquisas com contribuição efetiva para o avanço do conhecimento; e/ou de revisão: textos analíticos e/ou ensaísticos com revisão bibliográfica ou teórica de determinado assunto ou tema, com até 25 laudas.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Nota de Pesquisa

Continuando a parte CORPUS, compreende-se como sendo Nota de Pesquisa: relato preliminar sobre observações de campo, dificuldades e progresso de pesquisa em andamento, ou em fase final, enfatizando hipóteses, comentando fontes, resultados parciais, métodos e técnicas utilizados, em até 12 laudas.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Resenha

Ainda na parte CORPUS, aceita-se texto descritivo e/ou crítico de obras publicadas nos últimos cinco anos na forma impressa ou eletrônica, relevantes para a Amazônia ou obras que viraram referência e que há muito tempo não foram reeditadas. Até 5 laudas.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares

Entrevistas

A parte PRÁXIS. Seção que se dedica à apresentação de personalidades da comunidade acadêmico-científica e de atores sociais, que contribuem com conhecimentos sobre a realidade amazônica de forma direta ou indireta. Esses documentos serão transcritos parcial ou integralmente. Até 10 laudas.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Não Selecionado Avaliado por Pares

Debates

Finalizando a parte PRÁXIS. Seção dedicada à divulgação de debates entre comunidade acadêmico-científica e os diversos atores sociais, que contribuam com conhecimentos sobre a realidade da Amazônia. Assim como, debates, comentários e réplicas a trabalhos publicados na revista. Até 12 laudas.

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Revista Completa

Não Selecionado Submissões Abertas Não Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares

Seção Especial: Belém 400 anos

Selecionado Submissões Abertas Selecionado Indexado Selecionado Avaliado por Pares
 

Processo de Avaliação por Pares

Os trabalhos encaminhados para a Revista Terceira Margem Amazônica serão avaliados e revisados sob o sistema Peer Review. Se adequado à linha editorial previamente estabelecida, os textos recebidos serão avaliados, sem identificação, por membros do Conselho Editorial ou por consultores ad hoc que sejam pesquisadores reconhecidos nos temas tratados, em regime de double blind review. O texto enviado não pode ter nenhuma indicação de autoria ou vínculo institucional, para que o material seja analisado de maneira absolutamente impessoal. Nesse processo, os nomes dos pareceristas permanecem em sigilo, juntos aos quais também é mantido o sigilo em relação aos nomes dos articulistas. Os dados relacionados à titulação, afiliação institucional e profissional devem ser inseridos no processo de cadastro no site da revista. Caso sejam necessárias outras informações adicionais que vinculem o texto ao autor, as mesmas devem ser adicionadas na versão final para publicação, caso o material seja aceito. Dos pareceres emitidos, podem constar sugestões de alterações, acréscimos ou adaptações necessárias ao aprimoramento do texto examinado, a serem efetuadas segundo a concordância do autor, com vistas à possível publicação. Os autores receberão, se for o caso, comunicação relativa aos pareceres emitidos. Após a aprovação dos textos, os autores são informados e postos em contato direto com a revisora de texto e normas da ABNT, para os necessários ajustes dos trabalhos para que sejam encaminhados à editoração, diagramação e publicação.

 

Periodicidade

A revista será publicada semestralmente a partir de um processo de seleção de trabalhos. Como norma geral, os artigos devem ser apresentados para avaliação prévia do conselho editorial científico, em seguida, submetidos a especialistas externos (avaliação por pares), podendo ter, em caráter excepcional, autores convidados de notório conhecimento em determinado domínio de interesse da revista.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Conselho Editorial

Alberjamere Pereira de Castro - UFAM
Alison Castilho - BIONORTE
Ana Luisa Araújo de Oliveira - UFRGS
Carla Kelen de Andrade Moraes - UFRA
Céline Raimbert - Université de Sorbonne Nouvelle / Paris 3
Cristiane Barroncas Maciel Costa Novo - UEA
Edane França Acioli - NAEA/UFPA
Francimara Souza da Costa - UFAM
Genival Carvalho - ACER
Gilmar Antonio Meneghetti - EMBRAPA
José Guilherme de Carvalho - FASE
José Olenilson Pinheiro - EMBRAPA
Leonardo Malcher - UFPA
Lindomar de Jesus de Sousa Silva - EMBRAPA
Marcos Filipe Alves Salame - EMBRAPA
Maria Albenize Farias Malcher - IFPA
Maria Luana Araújo Vinhote - UFAM
Mauro André Castro - UFPA
Miguel Pacifico Filho - UFT
Ocimar Marcelo Souza de Carvalho
Pedro Chaves Baía - IFPA
Rafael Gastal Porto - EMBRAPA
Roberto Araújo Martins - NAEA/UFPA
Rogério Almeida - UFOPA
Tânia Miranda - UFPA

 

Conselho Científico

Adriano Premebida - UFRGS
Ana Maria Orlandina Tancredi Carvalho - UFPA
Armando Lírio de Souza - UFPA
Farid Eid - UFPA
Gutemberg Armando Diniz Guerra NEAF/UFPA
Heloísa Fernandes - USP
Henrique dos Santos Pereira - UFAM
Jeronimo Alves dos Santos - UFSCAR
José Aroudo Mota - IPEA
José Camilo Ramos de Souza - UEA
Josep Point Vidal - NAEA/UFPA
Maria do Socorro Ferreira - EMBRAPA
Maria Marize Duarte - UEPA
Maria Goretti da Costa Tavares - EMBRAPA
Mario Vasconcellos Sobrinho - UFPA
Martine Droulers - Université de Sorbonne Nouvelle / Paris 3
Maurilio de Abreu Monteiro - UNIFESSPA
Milton Cordeiro Farias Filho - NUMA/UFPA
Roberto Marinho A. Silva - UFRN
Romero Ximenes - UFPA
Saulo Baptista - UEPA
Saint-Clair Cordeiro da Trindade Júnior - UFPA/NAEA
Terezinha de Jesus Pinto Fraxe - UFAM
Vilma Barban - Instituto Pólis



Revista com Qualis B3
ISSN versão online: 2525-4812
ISSN versão impressa: 2238-7641

Contatos:

contato@revistaterceiramargem.com
editor@revistaterceiramargem.com

Administrador do Sistema:
marcos.salame@embrapa.br

Indexada em:









Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.